Prezado(a) Candidato (a),
O Setor Juventude da Diocese de Parnaíba, com a benção de nossos bispos Dom Alfredo Schäffler e coadjutor Dom Juarez Sousa, com articulação e movidos pela coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude, lança o concurso para o processo de escolha do Hino e do Cartaz da VI Romaria Diocesana da Juventude, que nasceu de uma Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude na Barra do Longá em 2016. Para realizar o concurso, vai ocorrer um II Festival da Juventude que irá escolher tais, cartaz e hino, a serem utilizados na Romaria. O Festival acontecerá no dia 13 de Agosto de 2016, na cidade de Parnaíba-PI, finalizando a missão jovem da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Graça (Catedral) no espaço da Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo), a partir das 18:00h.
1. Do Tema, Iluminação Bíblica e palavras-chaves para Hino e Cartaz:
● Tema: “Jovens, vinde à Cristo sem medo de ser misericordiosos’’● Iluminação Bíblica: ‘’Bom Mestre o que devo fazer para herdar a vida eterna?’’ (Lucas 18,18).
● Palavras chaves para ajudar: Misericórdia, Juventude, Florescer a civilização do amor, Casa comum.
2. Do Hino:
2.1.Características da Letra e da Música
2.1.1. Quanto ao Conteúdo:
O hino primará por uma profunda linguagem poética que traduzirá os conteúdos do tema, iluminação bíblica, palavras chaves e o sentimentos da juventude. É importante algumas características:
● Ter uma letra inédita;
● Ser poético;
● Ser um hino que facilite a interpretação através da dança;
● Ter linguagem juvenil;
● Deve expressar a alegria, sentimentos e a identidade da juventude;
● Um embasamento bíblico: a referência bíblica é fundamental, pois ela orienta a vida e a história do povo, e confere sólidos fundamentos para o texto poético;
● Deve conter na letra referências claras ao tema da VI Romaria da Juventude;
● A coerência ente fé e vida: contemplar a unidade fundamental entre fé e vida, evitando intimismo ou sentimentalismo exagerado;
● Procurar responder o questionamento da iluminação bíblica;
2.1.2. Quanto a expressão musical do hino:
● Caráter vibrante, vigoroso e convidativo. Esse caráter tem haver com o ressoar de “trombetas e clarins”(cf. Sl 47, 6; 98,5-6);
● Melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia;
● Força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais.
2.1.3. Quanto a Melodia:
● Realce bem o sentido da letra;
● Seja fluente, simples e bela;
● Tenha pausas de respiração suficientes e nos momentos certos. É bom que haja uma breve respiração no final de cada frase do texto;
● Seja construída a partir da escala diatônica. Sejam evitados cromatismos exagerados (semitons sucessivos) e intervalos de difícil entoação;
● Seja artística, fugindo dos “chavões e clichês” já conhecidos e demais gastos;
● Tenha características da genuína música brasileira (por exemplo, da música religiosa e popular).
2.2 Da apresentação da composição:
● Esteja escrita em pauta, com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental. Estejam no formato PDF.
● Esteja gravada em áudio, com acompanhamento instrumental. Esteja nos formatos MP3.
● Cada participante deverá concorrer apenas com uma música;
2.3 Quanto à participação:
● Somente poderão participar pessoas ou grupos, preferencialmente jovens e assessores envolvidos com a juventude, residentes na Diocese de Parnaíba ou participantes de alguma Pastoral ou Movimento da nossa Diocese.
● Pessoas sem engajamento pastoral, poderão participar com a idade até 29 anos, o que seria uma forma de despertar o chamado ao serviço pastoral de seguir a Igreja de Cristo.
2.4 Da aceitação dos trabalhos:
● O simples fato de participar neste concurso implica a aceitação de todas as regras definidas no presente regulamento.
● Os trabalhos não serão devolvidos aos autores, que ao participar cedem os seus direitos de propriedade à organização do concurso com caráter exclusivo, por tempo indeterminado. Em consequência, estes trabalhos poderão ser expostos noutros locais.
2.5 Do prazo:
● As composições devem ser enviadas impreterivelmente por e-mail das 21h do dia 06 julho até as 23h59min do dia 2 de agosto de 2016.
● Enviar para o endereço eletrônico: pjdiophb@gmail.com, com o assunto: “Concurso Hino Romaria da Juventude”. Devem ser enviados, em anexo, o áudio e a cifra da música. No corpo do e-mail escrever os dados do (s) Autor (es): nome, endereço e contato (s).
2.6 Da escolha:
● Finalizado as inscrições, a comissão julgadora se reunirá entre os dia 31 de Julho a 2 de Agosto na Paróquia Santa Ana e escolherá as 5 (cinco) músicas finalistas que serão apresentadas em um Festival no dia 13 de Agosto de 2016, em Parnaíba na Praça Mandu Ladino, a partir das 18:00h.
● As músicas finalistas serão disponibilizadas na internet para voto popular, entre os dias 03 a 13 de Agosto, o ganhador larga com 1 voto, os outros 4 serão por meio de jurados no festival.
2.7 Da premiação:
● O participante vencedor do concurso para o processo de escolha do hino da VI Romaria Diocesana da Pastoral da Juventude receberá a quantia de R$ 200,00.
3. Do Cartaz
3.1. Das características do Cartaz:
● O desenho da arte deve ser original e inédito;
● Ter inspiração do tema, iluminação bíblica e das palavras chaves;
● Deve representar o jeito jovem de ser;
● Deve ser conexo e ser dotado de reflexões que remetam a significação do evento;
● Ter como inspiração o tema e lema da VI Romaria Diocesana da Juventude a ser realizada;
3.2. Da apresentação da imagem:
● Estar no tamanho 59,4cm x 84 cm (tamanho de 2 “dois” A3);
● Deve estar salva em JPEG ou PNG;
● Arquivo Raiz Editável com fontes e formas quebradas nos formatos CDR ( Corel Draw ) ou PSD ( Photoshop )
● Cada participante deverá concorrer com apenas 1 (uma) arte;
3.3. Quanto à participação:
● Somente poderão participar pessoas ou grupos, preferencialmente jovens e assessores envolvidos com a juventude, residentes na Diocese de Parnaíba ou participantes de alguma Pastoral ou Movimento da nossa Diocese.
● Pessoas sem engajamento pastoral, poderão participar com a idade até 29 anos, o que seria uma forma de despertar o chamado ao serviço pastoral de seguir a Igreja de Cristo.
3.4. Da aceitação dos trabalhos:
● O simples fato de participar neste concurso implica a aceitação de todas as regras definidas no presente regulamento.
● Os trabalhos não serão devolvidos aos autores, que ao participar cedem os seus direitos de propriedade à organização do concurso com caráter exclusivo, por tempo indeterminado. Em consequência, estes trabalhos poderão ser expostos noutros locais.
3.5. Do prazo:
● As artes do cartaz devem ser enviadas impreterivelmente por e-mail das 21h do dia 06 julho até as 23h59min do dia 02 de agosto de 2016.
● Enviar para o endereço eletrônico: pjdiophb@gmail.com, com o assunto: “Concurso Cartaz Romaria da Juventude”. Deve ser enviado, em anexo, o arquivo da imagem. No corpo do e-mail escrever os dados do (s) Autor (es): nome, endereço e contato (s).
3.6. Da escolha:
● Finalizado as inscrições, a comissão julgadora se reunirá entre os dia 31 de Julho a 2 de Agosto na Paróquia Santa Ana e escolherá as 5 (cinco) artes finalistas que serão apresentadas em um Festival no dia 13 de Agosto de 2016, em Parnaíba na Praça Mandu Ladino, a partir das 18:00h.
● As artes finalistas serão disponibilizadas na internet para voto popular, entre os dias 03 a 13 de Agosto, o ganhador larga com 1 voto, os outros 4 serão por meio de jurados no festival.
3.6. Da premiação:
● O participante vencedor do concurso para o processo de escolha do cartaz da VI Romaria Diocesana da Pastoral da Juventude receberá a quantia de R$ 100,00.
4. Das disposições gerais
4.1. Direito a alterações:
● A Organização reserva-se no direito de alterar ou acrescentar informação sobre a mecânica e prêmios do concurso, sempre que as mesmas sejam justificadas ou não prejudiquem os participantes, sendo devidamente comunicadas a estes.
4.2. Direito de eliminação de participação fraudulenta:
● A Organização reserva-se no direito de excluir, com justa causa, qualquer utilizador que defraude, altere e perturbe o bom funcionamento e o curso normal e regulamentar do concurso.
4.3. Dados pessoais dos participantes:
● O funcionamento do concurso exige que os dados sejam verdadeiros e completos, e que se mantenham atualizados, contando com a cooperação dos participantes. Se os dados não forem verdadeiros, estejam incompletos, ou não sejam atualizados, a Organização fica isenta de qualquer responsabilidade, não atribuindo, em último caso, o prêmios aos vencedores.
Parnaíba-PI, 06 de Julho de 2016.
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