segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Unknown

Papa Francisco nomeia Bispo Coadjutor de Parnaíba


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco, acolhendo a solicitação do Excelentíssimo Dom Alfredo Schaffler de poder contar com a colaboração de um Coadjutor, nomeou Bispo Coadjutor da Diocese de Parnaíba no Estado do Piauí, o Excelentíssimo Dom Juarez Sousa da Silva, transferindo-se da sede episcopal de Oeiras, Estado do Piauí,.








Dom Juarez Sousa da Silva
Dom Juarez Sousa da Silva é natural de Barras (PI). Nasceu em 30 de junho de 1961. A nomeação ao episcopado ocorreu no dia 27 de fevereiro de 2008. Tem como lema "Para que todos tenham vida".
Formação: – Ensino fundamental: Unidade Escolar Matias Olímpio e Unid. Escolar Gervásio Costa – Barras- PI – Ensino Médio: Curso Técnico Tradutor e Intérprete no Seminário da Assunção Jacarezinho – PR. – Bacharelado em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, Teresina- PI. – Graduado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). – MESTRADO: História Eclesiástica – Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma.
Ordenações: – Diaconal: 10 de julho de 1993 – Catedral de Santo Antônio – Campo Maior-PI. – Presbiteral: 19 de março de 1994 – Matriz de Nossa senhora da conceição – Barras -PI – Episcopal: 17 de maio de 2008 – Catedral de Nossa Senhora da Vitória – Oeiras –PI.
Funções anteriores ao episcopado: – Administrador Paroquial da Paróquia de São José – Altos – PI de 1994 a 1996; – Vice-reittor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus – 1996 a 1998. – Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI – 2002 a 2008. – Professor da História da Igreja, Patrística – 1998 e de 2002 a 2007.
Lema Episcopal: UT VITAM HABEANT, “ Para que tenham vida” (Jo 10,10). Jesus é o Bom pastor que conhece suas ovelhas e por elas dá a vida (cf, Jo 10,14-15). Aqui se expressa a finalidade de sua missão. O Bispo, como discípulo de Jesus, e escolhido para estar com Ele e para ser enviado em missão (cf. Mc 3,14). Vivemos os tempos da Conferência de aparecida, cujo tema é “Discípulos e Missionários de Jesus para que n’Nele nossos povos tenham vida”. Como todos os discípulos e, junto com eles quero seguir a Jesus, mestre de vida e verdade, na comunhão da igreja. Como Pastor, servidor do Evangelho, quero viver o amor a Jesus Cristo e à Igreja na intimidade da oração e da doação de mim mesmo aos irmãos e irmãs, sobretudo aos mais pobres, “para que todos tenham vida em abundância”.
BRASÃO EPISCOPAL
Desde os tempos medievais, os brasões tornaram-se de uso comum para expressar simbolicamente, as dignidades de pessoas, famílias e outras instituições, e, por conseguinte foi-se desenvolvendo uma linguagem bem articulada que regula e descreve a heráldica civil. Também para o clero se formou uma heráldica eclesiástica, que orienta a composição e definição do escudo, a partir de símbolos e insígnias de caráter eclesiástico, espiritual e religioso, segundo os graus da ordem sacra, da jurisdição e da dignidade. No meu brasão tentei reunir palavras e gestos, imagens e atitudes que fazem referência a fatos e experiências passadas e indicam o meu ideal de vida e do ministério episcopal a serviço da Igreja e da Sociedade.
1. INSÍGNIAS EPISCOPAIS: Chapéu prelatício, em forma de chapéu de peregrino, em cor verde com forro vermelho, que identifica o meu ministério episcopal: como Jesus, quero ser um andarilho pelas estradas do mundo levando a Boa Notícia de vida a todos. Do chapéu, pendem dois cordões, cada um com três fileiras de borlas, somando um total de doze borlas, que recordam os doze apóstolos dos quais o bispo é sucessor.
2. ESCUDO: traçado por uma cruz vermelha em quatro quartéis iguais. – Cruz vermelha – sinal do cristão. O mistério da cruz na vida de Jesus é revelação máxima do amor, pois não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos (Jo 15,13). A vida e a espiritualidade do Povo de Deus que está em Oeiras são profundamente marcadas pelo mistério da Paixão e Ressurreição do Senhor, a partir das quais a Cruz se torna fonte de vida e libertação total, como sinal que é do amor de Deus à pessoa humana por meio de Jesus Cristo.
– Primeiro quartel à esquerda: em azul, o Cálice e os Pães que representam a Eucaristia, da qual a Igreja vive. (cf Ecclesia de Eucharistia 1). “Este é o pão que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre” (Jo 6, 58). “Ele está no meio de nós”, e que encontre lugar em nossas paróquias, comunidades e grupos abertos à unidade e à comunhão eclesial, ao amor e a solidariedade.
– Segundo quartel á direita: também na cor azul, encontra-se o livro da Palavra de Deus, com alfa e ômega (princípio e fim). A grande inexaurível fonte da revelação divina, da qual o bispo, como discípulo deve nutrir-se para dela ser servo no exercício de sua missão de ensinar (cf. NMI 40).
– Terceiro e quarto quartéis: Nos dois quartéis de baixo, em cor verde, passando debaixo da haste da cruz, vemos a confluência das seis barras de rios e riachos, cujas águas regam e fertilizam a terra. Representam a terra de minha origem, Barras de Marataoã, da qual se originou, posteriormente, o município de Cabeceiras do Piauí, onde nasci, vivi minha infância e sempre frequentei. Na história da salvação Deus se serviu da água para fazer a pessoa humana conhecer a graça do batismo. Jesus é fonte de água viva. “A água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para vida eterna” (Jo 4,14).
A flor de Liz, no terceiro quartel, acima das águas, se refere à presença materna e amorosa da Virgem Maria, a Imaculada Conceição. Maria em minha vida é o farol que sempre me apontou o caminho que é seu Filho Jesus Cristo. A ela, como Bispo, consagro minha vida e meu ministério pastoral nas terras da Mãe da Vitória.
– Cruz hastil: figurada na estaca atrás do escudo está a cruz simples, de uma só barra horizontal, que lembra a cruz processional que precede a caminhada do povo peregrino de Deus. A extremidade inferior pontiaguda, suspende a flâmula na qual encontra-se o lema de meu episcopado: Ut vitam habeant “para que tenham vida”( Jo 10,10).
Fonte: Diocese de Parnaíba

Unknown

About Unknown

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :