O bispo diocesano de Parnaíba, dom Alfredo Schaffler, concedeu entrevista para a Rádio Educativa de Picos Cultura FM, onde falou sobre a criação de um documento pelo regional NE 4, que será lançado
na XX Assembléia de Pastoral do Regional sobre as eleições 2010.
Segundo Dom Alfredo, a preocupação é fazer do processo eleitoral um ato transparente contando com os novos elementos que regerão estas eleições, como por exemplo a lei Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos que tenham sido condenados judicialmente.
Na parte da tarde, dom Alfredo fez uso da palavra para abordar o tema da reforma do Estado. O bispo de Parnaíba enfatizou que na modernidade coloca-se o indivíduo como anterior ao social, e que a ética da modernidade tem como prevalência o ter sobre o ser,o indivíduo sobre a coletividade. “Precisamos de um novo modelo de Estado, no surgimento de novos grupos sociais, as perguntas não encontram respostas adequadas” afirma.
Segundo dom Alfredo, a mudança necessária na modernidade é colocar a prática no lugar discurso, constituindo-se uma nova estrutura. “É preciso democratizar o Estado e priorizar a participação popular” acrescentou.
Fonte: http://www.cnbbne.org.br/