domingo, 11 de abril de 2010

Unknown

Carta aos missionários

Irmãos e irmãs missionários,

A paz esteja com vocês!

Hoje, em nossa diocese, tem-se falado bastante sobre missões e, sobretudo, as santas missões populares. Mas, por que em nossos festejos, encontros, palestras, por exemplo, esse tema constantemente vem sido tratado?

Em maio de 2007 o papa esteve reunido numa Conferência com representantes dos bispos das América Latina e do Caribe na cidade de Aparecida. Como resumo desse encontro poderíamos lembrar o tema da Conferência de Aparecida: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que Nele nossos povos tenham vida...”. A Igreja, nesta Conferência, recorda aos cristãos que para evangelizar primeiramente temos que ser discípulos, isto é, aprender com Ele e que a experiência com Cristo no discipulado nos lança necessariamente à missão. Por isso, a missão não é privilégio de alguns nem algo opcional, mas uma exigência de quem primeiro fez uma real experiência com Jesus Cristo.

Um ano depois, e outubro de 2008 os padres de nossa diocese juntamente com Dom Alfredo vimos a importância de se colocar em prática aquilo que recordava Aparecida: a necessidade e urgência da missão. MAS COMO APLICAR ESSA IDÉIA TÃO BONITA EM NOSSA DIOCESE? COMO LEVAR TAMBÉM AOS LEIGOS O GOSTO PELA MISSÃO? Assim, para vivenciar tudo isso de modo concreto, abraçamos a proposta das Santas Missões Populares segundo o método de Padre Luiz Mosconi. Dois anos se passaram da V Conferêcia dos Bispos da América Latina e do Caribe e juntos vamos, com a graça de Deus e nosso esforço, concretizando cada vez mais em nossa diocese o seu apelo de vivenciarmos, não somente padres e bispos, mas todo batizado, a identidade de sermos todos discípulos - missionários.

Recordar faz bem e precisamos recordar as coisas boas. Lembremos, pois, aquele grande encontro missionário na cidade de Parnaíba, a abertura das Santas Missões Populares, em março de 2009, onde padres e leigos representantes das nossas paróquias estiveram presentes. Foi um primeiro momento para despertarmos sobre a urgência da missão, em nossa diocese. E como esquecer nosso I retiro diocesano? Lá estiveram em novembro do ano passado, mais de mil missionários. Pe. Mosconi, que há vinte anos vem trabalhando com as SMP, com sua dinâmica, experiência e vivacidade pôde nos clarear muita coisa. Explicou-nos o que vem a ser mesmo as Santas Missões Populares, conteúdo e metodologia, e como a diocese de Parnaíba poderá ao longo destes quatro anos vivenciar este projeto.

Os leigos participantes deste encontrão missionário e do I retiro diocesano mostraram-se empolgados e interessados pelo assunto. Porém, as SMP não poderão ser encaradas como uma proposta apenas ou mais uma programação em nossa agenda lotada de compromissos. E PRIORIZAR A MISSÃO NÃO SIGNIFICA, AGORA, ESQUECER A NOSSA PASTORAL, GRUPO OU MOVIMENTO com o qual tanto nos identificamos. Porque SE FORMOS EFICAZES NA MISSÃO, A NOSSA PARÓQUIA TERÁ MAIS VIDA em suas pastorais, grupos e movimentos atraindo, também, as pessoas que estão afastadas. Não seria isto o que o Documento de Aparecida nos lembra como “conversão pastoral”?

Vocês estão nesses dias fazendo o seu primeiro retiro paroquial. Quero assim, parabenizar em nome da equipe diocesana das SMP todos os irmãos missionários e missionárias da Paróquia N. Srª da Graça pela dedicação nessa obra que é de Deus em primeiro lugar. Encontraremo-nos todos no II retiro diocesano, em junho. Que a experiência do Cristo ressuscitado vos encha de alegria pascal como encheu Tomé. A prova de que Ele não se encontrou com uma idéia apenas, mas com uma Pessoa real é o fato de ter tocado Jesus. Depois disso ele professa sua fé: “Meu Senhor e meu Deus”. Nós, também, não estamos sozinhos, pois caminhamos com o Ressuscitado. Feliz Páscoa! Coragem!!!

Pe. Marcos Francisco de A. Oliveira





Unknown

About Unknown

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :